Uma forma fácil e intuitiva de desenvolver jogos no Unity 3D sem recorrer á programação é o Fungos, um "Asset" fácil de usar e com grandes pontecialidades no desenvolvimento de jogos ou explorações virtuais.
O Fungus tem a particularidade de gerir todos o objetos criados ou importados no Unity3D, neste caso particular, foi criada uma animação em Unity3D que será controlada pelo Fungus. O processo normal é criar um "script de controlo de jogo" que requer conhecimentos em programação (javascript ou C#), com o Fungus esse conhecimento não é necessário.
Deixo aqui um "tutorial" cuja funcionalidade é animar uma esfera pressionando uma tecla, o video representa todos os pontos que aqui estão descriminados:
- Criar novo projeto
- Criar novo terreno
- Criar novo terreno
- Alinhar camera e luz
- Adicionar 2 esferas ao terreno
- Criar uma animação sobre uma esfera , basta 5 pontos alterando a posição Y
- Testar a animação
-> Criados 2 objetos iguais, um estático e outro a movimentar-se na vertical
- Importação do Fungus via assetstore (Demora algum tempo)
- Criação de um Flowchart
- No Flowchart criar 3 blocos principais
- Adicionar 2 esferas ao terreno
- Criar uma animação sobre uma esfera , basta 5 pontos alterando a posição Y
- Testar a animação
-> Criados 2 objetos iguais, um estático e outro a movimentar-se na vertical
- Importação do Fungus via assetstore (Demora algum tempo)
- Criação de um Flowchart
- No Flowchart criar 3 blocos principais
-> O de inicio de jogo que habilita e desabilita os objetos
-> O que irá atuar se tecla Q for premida.
-> O que irá atuar se tecla W for premida.
- No Bloco de Inicio (Ativado apenas no inicio de jogo)
-> Objeto "esferaParada" ligado Objeto "esferaAPular" desligado
- No Bloco "TeclaQ" origina chamada a um novo bloco ("Salta") que irá executar
-> Objeto "esferaParada" desligado
-> Objeto "esferaAPular" ligado
-> Apresenta uma narrativa: "A pular!"
- No Bloco "TeclaW" origina chamada a um novo bloco ("Stop") que irá executar
-> Objeto "esferaParada" ligado
-> Objeto "esferaAPular" desligado
-> Apresenta uma narrativa: "Parou!"
- Construção do cenário virtual na plataforma WebGL e testar!
É simples, basta praticar um pouco, deixo aqui um grupo de videos oficiais da Fungus, é uma boa referência como base de aprendizagem:
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