Ativar animação 3D e uso de janelas de diálogo



      Uma forma fácil e intuitiva de desenvolver jogos no Unity 3D sem recorrer á programação é o Fungos, um "Asset" fácil de usar e com grandes pontecialidades no desenvolvimento de jogos ou explorações virtuais.
      
      O Fungus tem a particularidade de gerir todos o objetos criados ou importados no Unity3D, neste caso particular, foi criada uma animação em Unity3D que será controlada pelo Fungus. O processo normal é criar um "script de controlo de jogo" que requer conhecimentos em programação (javascript ou C#), com o Fungus esse conhecimento não é necessário. 

      Deixo aqui um "tutorial" cuja funcionalidade é animar uma esfera pressionando uma tecla, o video representa todos os pontos que aqui estão descriminados:



 - Criar novo projeto
 - Criar novo terreno
 - Alinhar camera e luz
 - Adicionar 2 esferas ao terreno
 - Criar uma animação sobre uma esfera , basta 5 pontos alterando a posição Y
 - Testar a animação
       -> Criados 2 objetos iguais, um estático e outro a movimentar-se na vertical
 - Importação do Fungus via assetstore (Demora algum tempo)
 - Criação de um Flowchart
 - No Flowchart criar 3 blocos principais 

      -> O de inicio de jogo que habilita e desabilita os objetos 
      -> O que irá atuar se tecla Q for premida. 
      -> O que irá atuar se tecla W for premida. 
 - No Bloco de Inicio (Ativado apenas no inicio de jogo) 
      -> Objeto "esferaParada" ligado Objeto "esferaAPular" desligado 
 - No Bloco "TeclaQ" origina chamada a um novo bloco ("Salta") que irá executar 
      -> Objeto "esferaParada" desligado 
      -> Objeto "esferaAPular" ligado 
      -> Apresenta uma narrativa: "A pular!" 
 - No Bloco "TeclaW" origina chamada a um novo bloco ("Stop") que irá executar 
      -> Objeto "esferaParada" ligado 
      -> Objeto "esferaAPular" desligado 
      -> Apresenta uma narrativa: "Parou!" 
 - Construção do cenário virtual na plataforma WebGL e testar! 


      É simples, basta praticar um pouco, deixo aqui um grupo de videos oficiais da Fungus, é uma boa referência como base de aprendizagem:


Sem comentários:

Enviar um comentário